Alguns Conceitos

 

 

“Por raça entendemos características físicas, como a cor da pele, tratadas pelos membros de uma comunidade ou de uma sociedade como etnicamente significativas – assinalando características culturais distintas.” Contudo, “não existem características nítidas que permitam distribuir os seres humanos por raças diferentes”.

 


Racismo significa atribuir falsamente características hereditárias de personalidade ou de comportamento a indivíduos com uma dada aparência física. Um racista é alguém que acredita que existe uma explicação biológica para características de inferioridade supostamente possuídas por pessoas de um ou outro tipo físico.”

 



“Ter preconceitos significa manter opiniões preconcebidas acerca de um indivíduo ou grupo; a discriminação refere-se a comportamentos que privam os membros de um grupo das oportunidades abertas a outros.”

 
 

“Certos sectores da população formam grupos étnicos pelo facto de partilharem características comuns que os separam dos outros, no interior dessa população. As diferenças étnicas são totalmente aprendidas, embora, por vezes, sejam vistas como «naturais».”
 

 

“Um grupo minoritário é aquele cujos membros são discriminados pela maioria da população de uma sociedade. Os membros dos grupos minoritários têm frequentemente um forte sentido de solidariedade de grupo, derivado, em parte, da experiencia colectiva da exclusão.”


“O fechamento de grupo e o acesso privilegiado a recursos são um aspecto importante de muitas situações de antagonismo étnico.”
 

Fonte: GIDDENS, Anthony. Sociologia, Serviço de Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa, 97.